×

G-HQ #05: A Era Barroca

Image Comics… O que dizer sobre ela. Bom, ela é a grande responsável por essa Era Barroca, tanto que alguns chamam de Era Image.

GHQ

O ano era 1992, Rob Liefeld, Jim Lee, Todd McFarlane fundaram o novo selo. A Image foi criada após uma debanda de artistas da Marvel e DC, pois grande parte deles gostariam de ter uma liberdade maior para fazer suas histórias.

CPP-Image-Logo

 

Muitos consideram essa era como uma das piores. A Image Comics, apelava por grandes desenhos violentos (com tentativa de se equipararem a as histórias de Alan Moore e Frank Miller) e deixa os roteiros um pouco de lado. Resumindo, as histórias pareciam sequências de pôsteres de super-heróis.

spawn-1

Mas nem tudo era ruim, tivemos grandes nomes nascendo nessa era. Talvez o mais conhecido deles seja Spawn, que foi criado por McFarlane.

Um dos frutos da Era Barroca, veio por parte da DC Comics com o novo selo Vertigo. Que trouxe uma “invasão britânica” de autores pro mundo dos quadrinhos. O selo Vertigo foi responsável por trazer novos personagens e também tramas extremante adultas. Talvez o nome mais conhecido da Vertigo seja John Constantine com suas histórias em Hellblazer. Constantine se destacou tanto que hoje em dia se tornou parte do universo regular dos super-heróis da DC.

Hellblazer_Vol_1_66_Textless

Outro grande acontecimento da Era Barroca foi a Morte de Superman (1993). O evento que mataria o maior herói da DC Comics. Essa história tomou proporções gigantescas e chegou a ser um evento televisionado! E em 1994 a DC iniciou a série Zero Hora, pra tentar acertar mais uma vez sua cronologia.

A Marvel tentou também concertar algumas coisas. Um reboot em 1996 dos seus heróis mais conhecidos foi iniciado. A iniciativa foi chamada de “Unfinished Business”e contava com grandes nomes como Jim Lee e Rob Liefeld (sim, os responsáveis da Image). E tudo acabou dando errado e voltando como para os mesmos moldes de como era antes.

Anos depois os super-heróis levaram um “choque de realidade” e tudo mudou. Mas adivinha? Isso é história pra outro G-HQ.

Comentários